Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Teorias e Práticas da Educação Infantil | 60 | O Interacionismo: Considerações sobre o Desenvolvimento Infantil; Uma Mudança Necessária: A Educação Infantil Frente ao Ensino Fundamental de 09 Anos; As Classes de Alfabetização sob uma Perspectiva Construtivista Sócio-Interacionista; O Conhecimento Mate |
E | 2 | A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais | 60 | Alfabetização nas Séries Iniciais; A Fala, A Leitura E A Escrita; A Leitura na Escola: Práticas e Competências; Os Gêneros Literários; Introdução Às Dificuldades de Leitura e Escrita. |
E | 3 | Matemática nos Anos Iniciais | 60 | Breve História da Matemática; Recursos Didáticos e Avaliação; Os Jogos Matemáticos; A Resolução de Problemas; A Geometria Pelos Sólidos Geométricos e pelo Tangran; O Material Dourado; Introduzindo a Fração. |
E | 4 | Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o Uso dos Projetos | 60 | Currículo, Interdisciplinaridade, Projetos; Fundamentos do Ensino de Artes; Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais; Fundamentos do Ensino de Geografia; Fundamentos do Ensino de História; Fundamentos da Educação Física; Temas Transversais. |
E | 5 | Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar | 60 | Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem - O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem. |
Total | 300 horas |