Matriz Curricular
Mód. | Disciplinas | CH | Ementa C Comuns E Específicas | |
---|---|---|---|---|
E | 1 | Introdução à Educação do Campo | 60 | Marcos Institucionais e Conceitos da Educação no Campo; Problemas da Escola do Campo no Brasil e as Transformações que se Fazem Necessárias; Paulo Freire e a Educação Popular; Gramsci e a Educação não Formal dos Trabalhadores; Pedagogia da Alternância, Es |
E | 2 | Tópicos Especiais em EJA do Campo e Inclusão | 60 | EJA do Campo: Conceitos e Sujeitos; Evolução Histórica da EJA; Educação no Campo, EJA e Pedagogia do Movimento; Políticas e Legislação; Perspectivas Atuais e Educação Popular; Inclusão Social no Contexto da Educação no Campo. |
E | 3 | Movimentos Sociais, Questão Agrária e Ambiental | 60 | Organização dos Atores Sociais; Movimentos Sociais ? Conceitos e Definições; A Questão Agrária; A Questão Ambiental. |
E | 4 | Políticas e Diretrizes Operacionais para Educação no Campo | 60 | Legislação Básica e Diretrizes Operacionais; Elementos Fundamentais nas Diretrizes Operacionais para a Educação Básica das Escolas do Campo; As Contribuições do Pronera; Princípios da Educação do Campo e o Projeto Político Pedagógico. |
Total | 240 horas |